O livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens" " Ainda estou aqui."
A amiga Egle Favoretto Von Gal me convidou para acompanhá-la na palestra do Marcelo Rubens Paiva no bairro Morumbi. Primeiro fomos para a casa dela que era perto do estádio de futebol. Na realidade era um casarão belo, antigo e imenso. Lembro que tinha alguns cachorros pequenos e lindos. Ficamos fazendo hora e depois fomos assistir a palestra do Rubens Paiva que foi num casarão antigo e muito belo também. Chegamos cedo e preenchemos a ficha de cadastro do curso.
Lembro que estava escrevendo meus dados e o Marcelo chegou e comentou sobre a forma de eu pegar na caneta 🖊 e disse pra eu nunca procurar mudar a forma com um psicomotricista, pois aquele jeito era característico da minha personalidade. Ele estava de cadeira de rodas e ficamos conversando. O público foi umas 10 pessoas no máximo e por coincidência ele ficou no nosso lado (Egle Favoretto e eu). Deve ter sido uma hora e recebemos certificados de participação. Era a divulgação do livro dele e tinha sido grátis.
Na realidade era o relançamento do livro, pois em 1975 o livro tinha sido censurado.
O relato foi tão interessante que ele acabou organizando uma outra palestra no.mesmo local.
Também fomos e ele já nos cumprimentava como "conhecido". Ele era bem sedutor e rodeado de mulheres bonitas e inteligentes. Houve um sorteio de um livro autografado. Não ganhamos, porém compramos para obter o autógrafo. Ainda teve uma outra palestra dessa vez foi paga. Também fomos, a Egle Favoretto dirigia carro 🚗 e facilitava o nosso deslocamento.
Estou tão feliz em saber que o Marcelo Rubens Paiva é o escritor do momento e reforçar que sempre foi extraordinário.
● O livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, é um relato autobiográfico sobre a experiência do autor após um acidente que o deixou tetraplégico.
Sinopse:
Feliz Ano Velho é um livro-desabafo que conta a história do autor após um acidente que o deixou tetraplégico aos 20 anos. O livro narra a jornada de adaptação do autor, as mudanças irreversíveis na sua vida e a luta para conquistar pequenas reações do corpo.
Características:
O livro expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade
A narrativa, com seu teor autobiográfico, é um testemunho subjetivo de uma sociedade em transição política
O livro é um relato do acidente, a descrição de um tetraplégico que aciona suas memórias para encontrar razões para continuar a vida
Dados adicionais:
Feliz Ano Velho foi lançado em 1982 e foi o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva
O autor sofreu um acidente ao bater a cabeça depois de saltar de uma pedra numa lagoa em Campinas.
Visão geral do livro. Feliz ano novo, lançado em 1975, teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional um ano mais tarde, sendo recolhido pelo Departamento de Polícia Federal, sob a alegação de conter 'matéria contrária à moral e aos bons costumes'.
Comentários