Palestra na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM

RESENHA: CIRCUITOS NEURAIS PARALELOS DE APRENDIZAGEM, PLANEJAMNETO E CONTROLE DE AÇÕENS MOTORAS. Tudo se inicia com os pesquisadores Camilo Golgi e Santiago Ramon y Cajal, onde Santiago tentava provar que a teoria de Golgi estava errada, pois segundo Golgi as células eram separadas e que não havia comunicação entre elas, mas Santiago dizia o inverso e retrucava dizendo que havia sim comunicação entre elas, e assim mais tarde cerca de dois anos se provou que existe sim comunicações que são as sinapses, com tudo foi se aprofundando ainda mais os estudos e logo se descobriu que existem sim circuitos neurais em varias partes do nosso corpo e que elas são ativadas com as experiências e necessidades do nosso dia-a-dia, elas também põem ser estimuladas, e então surgiu outra questão, Peter Strick dizia que esses circuitos eram separados e que de forma alguma elas se comunicavam entre si, causando assim uma duvida em Patricia Goldman que mais tarde provou que, esses circuitos se comunicavam através de junções comunicantes, todos em uma organização paralela de circuitos funcionalmente segregados ligando os gânglios de base ao córtex, e que dependendo do estimulo seja ele no córtex ou tálamo, esses gânglios serão ativados para varias funções do corpo, como visão, motor, coluna vertebral e outras partes do corpo para varias funções. Esses estímulos e tudo mais podem ser baseados através de cálculos matemáticos como é o caso de Samejima and Doia (2007) que mostra através de um gráfico tudo isso, e que hoje em dia pode se usar em maquinas para que elas realizem funções como as de um ser humano, ou seja, pular, correr, andar e etc., sendo assim encontramos então a inteligência artificial, que pode ser implantada de varias formas. Em fim chegamos onde queríamos, que é saber como estimular essas células, que podem ser por uma ação, situação ou reforço que é uma espécie de feedback ou realimentação, ou seja, o agente efetua uma ação e recebe uma recompensa, mas então como saber se realmente estas células estão sendo estimuladas? É simples, através dos níveis de aprendizes classificados por Schmidt e Wrisberg (2001), em seu livro de aprendizagem motora, e os classificam em iniciante, intermediário e avançado ou expert, e usam dependendo da situação o sistema verbal onde o aprendiz na fase iniciante usa bastante a parte da fala, em seguida ele já se torna um intermediário, onde já usa pouco a fala e executa varias vezes para poder acertar, essa parte pode ser classificada como tentativa e erro, e depois a avançada, quando ele já não precisa pensa tanto no que fazer, ele já executa de forma automática e de forma eficient, porem tudo isso podo ser usado dependendo as experiências já adquiridas, ou seja, os circuitos neurais são utilizados dependendo da experiência ou situação na qual ele se encontra, e também cada situaçao pede um tipo de circuito, as tarefas fáceis utilizarão simples e difíceis circuitos mais específicos por assim dizer. Porem esses circuitos podem estar ligados as emoções, e consequentemente afetando a tomada de decisão, ou ate mesmo afetando a produção de hormônios como a dopamina, que em um experimento mostrou que esse estimulo pode ser alterado, através de estímulos, como o de uma causalidade e estimulo, como foi a da luz e o suco que era dado a macacos, em fim esse campo ainda é muito grande, e tem muito a se descobrir como ouvimos, e que cabe á nos alunos e futuros pesquisadores descobrir e desvendar esses mistérios do nosso cérebro.

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