As propostas de discentes, docentes e técnico-administrativos poderão ser preenchidas pelo portal e-campus até o dia 21 de março Por Cristiane Souza Equipe Ascom Ufam A cada dois anos, a Universidade Federal do Amazonas precisa avaliar seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento atual tem vigência de dez anos, de 2016 a 2025, e passa pela primeira avaliação bienal em 2018. A novidade é a participação democrática da comunidade acadêmica por meio do portal e-campus: docentes, discentes e técnico-administrativos em Educação podem dar sugestões que serão avaliadas na revisão do PDI. A consulta estará disponível ao público universitário até o próximo dia 21. Para democratizar o acesso aos itens do PDI, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) criou uma interface que permite o acesso de representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica, bastando inserir o CPF e a senha. Para fazer o primeiro login, clique no botão Meu Primeiro Acesso e inclua o CPF e a data de nascimento. Uma senha provisória será enviada ao e-mail cadastrado como servidor ou como discente da Ufam. O objetivo da revisão é viabilizar a ampla participação no processo revisional do PDI. Além disso, é um mecanismo eficaz para divulgar a visão dos vetores pelo público interno, permitindo, sobretudo, que todos possam opinar sobre os rumos da Universidade. A equipe preparou um tutorial com o passo a passo do preenchimento (confira o anexo). PDI 2016 - 2025 O PDI em vigor até o ano 2025 pode ser acessado integralmente na página da Proplan. O documento possui 122 páginas e está dividido em 11 capítulos. Todos os dez vetores são compostos por temas estratégicos, objetivos e projetos. Cada projeto, por sua vez, possui metas gerais, estratégias, iniciativas e indicadores, de modo a detalhar todas as informações que foram inseridas pelos responsáveis pela elaboração do PDI em 2015. Grupo organizador A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho conduziu a primeira reunião com o grupo organizador da revisão, na quarta-feira, 7 de março. Ela apresentou a matriz de responsabilidade por projetos dentro dos dez vetores do PDI: 1) Ensino de Graduação; 2) Pesquisa e pós-graduação; 3) Extensão; 4) Inovação; 5) Assistência Estudantil; 6) Gestão de Pessoas; 7) Planejamento e Gestão; 8) Infraestrutura e Tecnologia da Informação; 9) Comunicação; e 10) Ambiente e Sustentabilidade. “A revisão inclui adição, exclusão e alteração de conteúdos, então, o grupo revisor terá autonomia para deliberar sobre as sugestões da comunidade universitária e ainda fazer proposições para a revisão do Plano”, salientou a pró-reitora. Conforme avalia o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPE/Proplan), Herbett Rodrigues, a avaliação é extremamente necessária por conta de mudanças que inevitavelmente ocorrem no decorrer do processo. “Optamos por fazer uma consulta democrática e participativa aos três segmentos da Universidade”, informou o gestor. A consulta virtual permite a participação democrática, ou seja, que a comunidade se pronuncie. Já o grupo revisor, formado em média por 100 pessoas, avaliará e incluirá as modificações no PDI. “Todas as unidades estão representadas no grupo revisor, seja com docentes, com discentes ou com técnicos. Além disso, haverá representantes dos órgãos suplementares, dos cursos de graduação, dos programas de pós-graduação, dos programas de extensão e dos programas de inovação”, completou o diretor do DPE. O cronograma de atividades iniciou no dia 6 de março, com a consulta virtual que segue até o próximo dia 21, e os resultados da consulta serão sistematizados num relatório. Entre abril e agosto, ocorrerão encontros mensais do grupo de revisão. Acesse o passo a passo em anexo.

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