Quando estamos fazendo a avaliação de uma criança pequena ou até mesmo quando já estamos em processo terapêutico, os pais muitas vezes falam: “Olha ele está querendo falar!”. Na verdade muitas crianças estão apenas vocalizando e não verbalizando. Essa dúvida é muitas vezes a mesma quando estamos falando de voz e fala. Então resolvi escrever esse post para que você possa aprender a reconhecer o que de fato sua criança está realizando e quais as diferenças entre as etapas. Vamos lá?








 O que é vocalizar?

Para falar sobre vocalização vamos entender o conceito de voz. Voz é o som produzido pelo ar que vem dos pulmões e passa pela laringe fazendo vibrar as pregas vocais. Ao abrir a boca e soltar esse ar vamos ter um determinado som que normalmente se assemelha a vogal /a/. 

A vocalização acontece nos bebês por volta dos 2 para 3 meses quando começa a soltar gritinhos demonstrando começar a perceber a presença do outro. Esses gritinhos que muitas vezes podem vir em forma de vogais tornam-se variados pelo exercício motor que o bebê começa a fazer com suas estruturas orais, principalmente com a boca (abrir, protruir, retrair). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog