Faraó Cleópatra VII Thea Filopátor.

 • Arqueóloga afirma ter encontrado busto de Cleópatra em templo no Egito

Pesquisadora acredita que figura seja da governante que comandou Egito de 51 a.C. a 30 a.C. e ficou famosa por suas alianças com Júlio César e Marco Antônio.


Uma pequena estátua de mármore branco descoberta sob a parede de um templo na antiga cidade egípcia de Taposiris Magna pode representar Cleópatra, última rainha da dinastia ptolomaica que imortalizou o nome de uma série de soberanas, da qual era a sétima. A afirmação foi feita pela arqueóloga Kathleen Martinez, que lidera as escavações no local em parceria com o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. Porém, outros especialistas questionam essa identificação e sugerem que o busto seja de outra figura histórica.

O busto mostra uma mulher com uma coroa real e é pequeno o suficiente para caber na mão de uma pessoa. Martinez acredita que a escultura seja uma representação de Cleópatra, que nasceu em 69 a.C. e governou o Egito entre 51 a.C. e 30 a.C., ficando famosa por suas alianças com Júlio César e Marco Antônio.

Entretanto, o arqueólogo Zahi Hawass, ex-ministro de Antiguidades do Egito, discorda da identificação. "Examinei cuidadosamente o busto. Não é Cleópatra de forma alguma; é romano", declarou à Live Science. Segundo ele, as representações artísticas durante a dinastia ptolomaica seguiam um estilo egípcio tradicional, enquanto o busto apresenta características romanas. O Egito foi incorporado ao Império Romano após a morte de Cleópatra, em 30 a.C., e sua tumba nunca foi encontrada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog