O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E MOTRIZ EM CRIANÇAS DO PROGRAMA DE ATIVIDADES MOTORAS PARA DEFICIENTES – PROAMDE/UFAM, A PARTIR DO USO DA SHANTALA.
Aluna Bolsista: Lucy Anne da Rocha Frota.
Orientador: Prof. Pós-doutor Thomaz Décio Abdalla Siqueira.
Orientador: Prof. Pós-doutor Thomaz Décio Abdalla Siqueira.
Resumo:
Ao iniciar sua vida, o ser humano encontra-se totalmente desprovido de habilidades que são comuns aos da nossa raça em idades mais avançadas e por essa razão, o recém-nascido da espécie humana necessita de muito mais cuidados do que o recém-nascido de qualquer outra espécie. Contudo, para haver a aquisição de tais habilidades, se faz necessário que após o parto, a criança que necessita de muita proteção e atenção, encontre um ambiente que possibilite tais aspectos para que ela possa se desenvolver da maneira mais saudável possível, tanto psiquicamente como motora. O bebê no início de seu desenvolvimento é um ser totalmente dependente, suas primeiras vivências irá contribuir para o aprimoramento de seus reflexos que tem inicio de uma maneira desordenada e que aos poucos começam a se estruturar. A criança se beneficiará de todas as experiências por qual ela passe. O presente projeto pretende realizar pesquisa de campo com crianças deficientes com desenvolvimento Psicomotor comprometido e em fase de desenvolvimento, inscritas PROAMDE da Universidade Federal do Amazonas da Faculdade de Educação Física - FEF. Para tal, far-se-á uso de fundamentação teórica, buscando embasamento em referências bibliográficas em autores como que exploram o tema da Psicomotricidade como: Auredite Costa, Vitor da Fonseca, Campos Oliveira, Leboyer entre outros. Bem como conteúdos coletados em sites da internet referente a temática do uso do toque no desenvolvimento emocional e motriz da criança deficiente. De natureza descritiva qualitativa, tendo como objeto o desenvolvimento emocional e motriz em recém-nascidos. Esta pesquisa traçará quadros comparativos do desenvolvimento emocional e motriz de crianças com idades de um mês a seis anos. Discorrer sobre esse tema, descrever suas fases e avanços, traçar paralelos entre si e mensurar como a Psicomotricidade juntamente com a psicologia podem contribuir para o desenvolvimento motor infantil, ao mesmo tempo em que estreita os laços afetivos através das relações que se estabelecem. Ao pensarmos em movimento e emoção, dois elementos constituintes da formação humana, nos deparamos com um vasto campo a ser explorado denominado de Psicomotricidade. Apesar de ser uma Ciência recente, comumente é associada de maneira errônea como “técnicas corretivas”, têm mostrado avanços significativos para melhor compreendermos como se processa a relação do indivíduo com o meio. Tal ciência possui um estudo bem elaborado e aprofundado com relação às estruturações responsáveis pela expressão global (corporal e relacional) do ser humano. (FONSECA, 1993).
Palavras-Chaves: Motricidade Emocional; Vínculo afetivo; Shantala.
Ao iniciar sua vida, o ser humano encontra-se totalmente desprovido de habilidades que são comuns aos da nossa raça em idades mais avançadas e por essa razão, o recém-nascido da espécie humana necessita de muito mais cuidados do que o recém-nascido de qualquer outra espécie. Contudo, para haver a aquisição de tais habilidades, se faz necessário que após o parto, a criança que necessita de muita proteção e atenção, encontre um ambiente que possibilite tais aspectos para que ela possa se desenvolver da maneira mais saudável possível, tanto psiquicamente como motora. O bebê no início de seu desenvolvimento é um ser totalmente dependente, suas primeiras vivências irá contribuir para o aprimoramento de seus reflexos que tem inicio de uma maneira desordenada e que aos poucos começam a se estruturar. A criança se beneficiará de todas as experiências por qual ela passe. O presente projeto pretende realizar pesquisa de campo com crianças deficientes com desenvolvimento Psicomotor comprometido e em fase de desenvolvimento, inscritas PROAMDE da Universidade Federal do Amazonas da Faculdade de Educação Física - FEF. Para tal, far-se-á uso de fundamentação teórica, buscando embasamento em referências bibliográficas em autores como que exploram o tema da Psicomotricidade como: Auredite Costa, Vitor da Fonseca, Campos Oliveira, Leboyer entre outros. Bem como conteúdos coletados em sites da internet referente a temática do uso do toque no desenvolvimento emocional e motriz da criança deficiente. De natureza descritiva qualitativa, tendo como objeto o desenvolvimento emocional e motriz em recém-nascidos. Esta pesquisa traçará quadros comparativos do desenvolvimento emocional e motriz de crianças com idades de um mês a seis anos. Discorrer sobre esse tema, descrever suas fases e avanços, traçar paralelos entre si e mensurar como a Psicomotricidade juntamente com a psicologia podem contribuir para o desenvolvimento motor infantil, ao mesmo tempo em que estreita os laços afetivos através das relações que se estabelecem. Ao pensarmos em movimento e emoção, dois elementos constituintes da formação humana, nos deparamos com um vasto campo a ser explorado denominado de Psicomotricidade. Apesar de ser uma Ciência recente, comumente é associada de maneira errônea como “técnicas corretivas”, têm mostrado avanços significativos para melhor compreendermos como se processa a relação do indivíduo com o meio. Tal ciência possui um estudo bem elaborado e aprofundado com relação às estruturações responsáveis pela expressão global (corporal e relacional) do ser humano. (FONSECA, 1993).
Palavras-Chaves: Motricidade Emocional; Vínculo afetivo; Shantala.
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