Pesquisa do Pós-Doutorado na USP em Psicologia Social e do Trabalho pelo Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção - LAPSI












1. RESUMO

Foram utilizados os pressupostos teóricos da Terapia Racional-Emotivo-Comportamental (REBT - sigla em inglês) desenvolvida em 1955 por Albert Ellis e apresentada em uma conferência proferida no congresso da American Psychological Association - APA (GRIEGER, 1985). Baseia-se no método de tratamento dos distúrbios emocionais (chamado de ABC) e segue o modelo educacional de aprendizagem cognitiva. Procura tornar as mudanças cognitivas mais duradouras através do estudo do comportamento racional-emotivo da seguinte forma: (a) de como as pessoas desenvolvem e podem superar suas próprias perturbações; (b) do detectar de crenças irracionais; (c) do debater, discriminando e disputando crenças irracionais; (d) do mudar com novos efeitos ou teorias. O modelo terapêutico da REBT é ativo, diretivo e, em grande parte, educacional (ELLIS & DRYDEN, 1987; ELLIS, 1984; WALLEN, DiGIUSEPPE & WESSLER, 1980). Foram aplicados os Inventários de Crenças Irracionais, adaptados por Charles Newmark, Ruth Ann Frerking, Louise Cook e Linda Newmark (1973) e outro, de Crenças Irracionais, adaptado por Albert Ellis e Hayslip (1994) – ambos traduzidos por Dominguez (1996) e revalidados por Siqueira (2000); foram utilizados também o Formulário de Auto-ajuda da Terapia Racional-Emotivo-Comportamental, elaborado por Sichel e Ellis (1984), e a Escala de Crenças (JOHN M. MALOUFF & NICOLA S. SCHUTTE, 1986). Verificamos como as crenças irracionais em relação à auto-aceitação incondicional (AAI) influenciam a prática desportiva, limitando-a e/ou expandindo-a, de acordo com o modelo de Ellis. A análise destas informações oferecerá subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas para a socialização dos jovens, através de práticas desportivas e de lazer competentes. Analisamos as crenças irracionais de adolescentes participantes do Projeto Universidade Campeã da Faculdade de Educação Física - FEF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM em relação à prática desportiva do futebol, levando em conta aspectos do que a teoria de Ellis denomina de auto-aceitação incondicional (AAI) desse grupo. Supõe-se que a compreensão sobre o emocional fará grande diferença entre as equipes de futebol, uma vez que as mesmas encontram-se equiparadas no seu desenvolvimento técnico e tático, assim como físico. Assim, a preparação mental para adolescentes que praticam futebol, poderá fazer diferença de resultados importantes dentro das competições e também das partidas.

Palavras-Chave: Crenças Irracionais, Adolescentes, Terapia Racional-Emotivo-Comportamental, Auto-aceitação Incondicional.
2. ABSTRACT

The theoretical presuppositions of the Therapy were used Rational-Emotive-Behavior Therapy (REBT - acronym in English) developed in 1955 by Albert Ellis and presented in a conference uttered in the Congress of American Psychological Association - APA (GRIEGER, 1985). It Bases on the method of treatment of the emotional disturbances (call of ABC) and it follows the educational model of cognitive learning. It tries to turn the more durable cognitive changes through the study of the rational-emotional behavior in the following way: (the) of as the people they develop and they can overcome your own disturbances; (b) of detecting of irrational faiths; (c) of discussing, discriminating and disputing irrational faiths; (d) of changing with new effects or theories. The therapeutic model of REBT is active, directing and, largely, educational (ELLIS & DRYDEN, 1987; ELLIS, 1984; WALLEN, DiGIUSEPPE & WESSLER, 1980). they were applied the Inventories of Irrational Faiths, adapted by Charles Newmark, Ruth Ann Frerking, Louise Cook and Linda Newmark (1973) and other, of Irrational Faiths, adapted by Albert Ellis and Hayslip (1994) - both translated by Dominguez (1996) and confirmed by Siqueira (2000); they were also used the Form of Solemnity-help of the Therapy Rational-emotional-Comportamental, elaborated by Sichel and Ellis (1984), and the Scale of Faiths (JOHN M. MALOUFF & NICOLA S. SCHUTTE, 1986). we Verified as the irrational faiths in relation to the unconditional solemnity-acceptance (AAI) they influence the sport practice, limiting the expanding its, in agreement with the model of Ellis. The analysis of these information will offer subsidies for the formulation of public politics gone back to the youths' socialization, through sport practices and of competent leisure. We analyzed the adolescents participants' of the Project Champion University of physical education University irrational faiths - FEF of the Federal University of Amazonas - UFAM in relation to the sport practice of the soccer, taking in bill aspects than the theory of Ellis denominates of unconditional solemnity-acceptance (AAI) of that group. It is supposed that the understanding on the emotional will do great difference among the soccer teams, once the same ones are compared in your technical and tactical development, as well as physical. Like this, the mental preparation for adolescents that practice soccer, it will inside be able to make difference of important results of the competitions and also of the departures.

Key-Words: Irrational faiths, Adolescents, Rational-Emotiove-Behavior Therapy, Unconditional Solemnity-acceptance, Educational Practices.

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