Crônica de Codajás - AM. de Thomaz Abdalla: "O convite para apreciar o peixe Bodó 🐟.

Agora ao anoitecer apareceu a Socorro Taveira da linda Codajás,  então lembrei que uma vez estava na frente do Hotel esperando a condução pra nos levar a Escola Municipal para ministrar aula na Turma de Licenciatura em Educação Física da FEFF/UFAM. Apareceu na rua um senhor carregando um feixe com vários peixes de água doce (Bodó). Pedi permissão para tirar fotos e ele perguntou se eu queria alguns.  Eu dei uma risada e disse que nem sabia comer o bodó. No mesmo instante ele me convidou para que eu fosse no domingo na casa dele e que a família iria me ensinar a abrir e comer o bodó. Ele disse que me pegaria no Hotel às 12h00 e que poderia levar quem eu quisesse.  Fiquei com vergonha e convidei alguns professores.  Só que me deram "cano" ... Sumiram todos. Fiquei na frente do Hotel, torcendo para que ele tivesse esquecido do convite. Apareceu sim e eu disse que eu ia sozinho,  mas que antes queria comprar refrigerantes, pois não bebia bebidas alcoólicas.  Ele riu e disse que ninguém bebia na casa dele!

     Cheguei lá e encontrei as pessoas da foto abaixo. Me ensinaram a destrinchar o bodó.    O peixe é feio, mas a carne é muito saborosa.  Comi dois inteiros com pimenta, rs. Ele disse que era o dono da Padaria e sempre ficava me observando as idas ao Mercado Central e que eu perguntava um monte de coisas e não comprava nada KKKKK e eu ia no supermercado comprar maçãs, uvas, morangos ... Eu disse: Comprava bananas e goiabas, rs... Perguntou se era estrangeiro, rs. Expliquei que era manaura mesmo. 

  Me trataram igual um Lorde...  Essa se tornou minha FAMÍLIA de Codajás.   Me pergunto por que as pessoas gostam de mim? ... Eu não sei mesmo. Geralmente, não sou simpático e as pessoas insistem em me tornar uma pessoa simpática e agradável.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog