DAR DE BANDEJA OU SE ENTREGAR DE BANDEJA. 1. Em Portugal o termo significa entregar sem pedir nada em troca, sem discussão, sem reclamar. Crônica de Thomaz Abdalla em 23/10/2020: Lembrei que em 1984 houve uma autoavaliação oral da disciplina: Terapia Conportamental de Casal. Era a última aula/encontro e na minha vez eu disse que faltava pra mim amadurecimento para lidar com os conflitos de casais e que eu iria talvez conseguir com a vida, vivendo a vida e que me sentia ainda em aprendizado. Não estava pronto efetivamente, todavia está interessado em em estudar e aprofundar meus conhecimentos. Na realidade eu abri o meu coração e a orientadora me "atacou" com uma expressão de poder, dizendo que eu tinha "me entregado de bandeja". Essa palavra ficou ecoando no meu cérebro por anos. Por isso muito cuidado do que você diz para seus acadêmicos. Você pode incentivar ou acabar com um futuro profissional. Na época o que me machucou foi ser honesto com a autoavaliação. Eu nunca fui falso ou hipócrita. Talvez se eu fosse eu teria mais pessoas do meu lado. Prefiro poucos e de qualidades extraordinárias como seres humanos. A partir deste episódio eu fiquei me questionando sobre ser verdadeiro ou não. Se valia a pena o risco de dizer a verdade. Optei por ser claro e límpido nas minhas colocações e posturas profissionais. É um grande preço à pagar, entretanto não tenho peso na consciência e nem continuo me cobrando sobre atitudes incongruentes. Assim a minha consistência. Com o meu "entregar de bandeja" a Dra. Alice me deu o conceito 9.0 e eu merecia um 10.0. Fiquei triste, magoado, pois estava pronto para ir buscar a minha especialidade (Lato Sensu) e um dez faria a diferença na obtenção de bolsa de estudos. Nem sei se a Dra. Alice tá viva, mas essa disciplina não estava na nossa opção curricular e fui eu que fui na coordenação do curso solicitar. Fui eu que fiz um abaixo assinado para que pudesse acontecer. A Amiga Vera de Osasco estava comigo na luta. Os outros apenas se beneficiaram da nossa luta. Eu acabo este episódio hoje dizendo pra irritar a Dra. Alice: Eu continuo em processo de aprendizagem minha querida. Não sou prepotente em achar que estou 100% pronto, afinal ninguém está pronto definitivamente. A gente vai engatinhando e tateando aos poucos até perceber que realmente estava certo em 1984. Agradeço sua nota 9.0, pois me fez procurar conteúdos que infelizmente não obtive com o seu ensinamento. Fui à procura e estarei sempre em busca de atualizações. Quando eu me sentir pronto completamente é porquê já estou morto academicamente. 

 Ass. Pós doutor Thomaz Décio Abdalla Siqueira. 


 23/10/2020. Encerro esta cena gestaltica. 👨‍💻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog