Para as pessoas que querem publicar e não se informam e nem têm o hábito da leitura. Antes de encher o saco de um editor de revista científica... Leia antes pra não perguntar bobagens. 


O que é  o DOI (Digital Object Identifier) em publicações em ANAIS de Congressos?


A resposta para garantir que os anais de evento não se percam na internet é com o depósito de DOI (Digital Object Identifier).


Benefícios em se ter DOI em anais de eventos:

O DOI é um identificador único permanente, uma tecnologia que surgiu para solucionar aqueles problemas chatos como quando queremos acessar um link em alguma referência e ele está quebrado ou o site saiu do ar.


Outros problemas que acabam sendo solucionados com o DOI é a questão de publicações duplicadas, pois somente um DOI pode ser depositado por publicação, o que facilita na contabilização das citações ou menções do trabalho nas redes sociais, calculado pelas métricas alternativas.


O DOI também é uma vantagem para os autores que podem divulgar suas pesquisas com mais segurança e até mesmo incluí-los em plataformas de registro da atividade acadêmica, como os currículos Lattes (saiba como inserir DOI no seu trabalho Lattes aqui).


As vantagens de ter o DOI para encontrar os trabalhos de anais de eventos com mais facilidade é reconhecida pelos organizadores de eventos, como descreve Phelipe Ruiz (Unicamp), organizador do 1° Workshop de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos (TECSIC):


“O TECSIC optou por adotar a utilização do DOI individualizado para valoriza mais os trabalhos publicados nos anais do evento ao dar mais destaque e facilidade de acesso a eles. Ao procurar uma empresa para a realização desse depósito, deparamos com o trabalho do Galoá em outros eventos e gostamos da qualidade.” –  Engº Phelipe Ruiz (Unicamp).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog