O que é apneia do sono?
A apneia do sono é uma doença caracterizada por interrupções da respiração (“apneia respiratória”) que podem levar o doente a despertar com uma sensação de asfixia (“falta de ar”).
A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) ou simplesmente apneia do sono é dos distúrbios respiratórios do sono mais frequentes em todo o mundo, afetando pelo menos 14% dos homens e 7% das mulheres em Espanha. Não dispomos, até ao momento, de dados fidedignos acerca da prevalência da doença em Portugal, mas pressupomos que seja semelhante. Ou seja, deve existir cerca de um milhão de pessoas em Portugal que padecem da SAOS.
Sintomas na apneia do sono
Na apneia do sono, os sinais e sintomas mais frequentes são a hipersónia (sonolência excessiva durante o dia), a roncopatia (ressonar), despertares com sensação de asfixia, sudorese noturna (transpiração durante o sono), boca seca, sensação de sono não reparador, cefaleias matinais (dores de cabeça), dificuldade em concentrar-se, alterações cognitivas (memória, capacidade de cálculo ou raciocínio) irritabilidade e ansiedade.
Estes sinais e sintomas surgem na sequência do colapso repetitivo das vias aéreas superiores durante o sono, provocando despertares frequentes e consequente fragmentação do sono, levando a que o doente possua uma deficiente ou má qualidade do sono.
Também ocorre hipoxemia (baixa de oxigénio no sangue), aumento do dióxido de carbono (hipercapnia) e intensas oscilações da pressão intratorácica com uma acrescida atividade simpática que estão na origem dos sintomas descritos e das consequências da SAOS.
Causas da apneia do sono
As principais causas de apneia obstrutiva do sono são a obesidade, hipertrofia das amígdalas, alterações crânio-faciais e aumento da circunferência do pescoço. No caso da apneia do sono central, a causa mais comum é a insuficiência cardíaca e mais raramente o acidente vascular cerebral (AVC).
Existem factores que contribuem para um aumento do risco de contrair esta doença, a saber: idade avançada, ser do sexo masculino, obesidade, circunferência do pescoço aumentada, alterações craniofaciais, predisposição familiar (fatores genéticos), obstrução nasal, tabagismo (fumadores) e o consumo de álcool.
No caso da apneia do sono em crianças (apneia infantil) ela é maioritariamente provocada por hipertrofia das amígdalas e dos adenóides.
Postagens mais visitadas deste blog
OBRIGADO PAI POR NOS TER DADO ENERGIA PRA LUTAR PELA UFAM. Agradeço à Equipe da CPA - Comissão Própria de Avaliação pela bravura. Thomaz Abdalla ⚘️ Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém. 🌹🕊
Comentários