O que é osteopenia?

Ao longo da vida, todos os ossos do corpo humano se mantêm em um processo de renovação constante. Apesar da solidez característica, eles se decompõem e se reconstroem por meio da atividade de três células:

  • Osteoblastos: responsáveis por produzir a matriz óssea, importante na composição de todo o tecido ósseo do esqueleto

  • Osteócitos: são as células mais maduras, responsáveis por regular a porcentagem de minerais, como o cálcio, nos ossos

  • Osteoclastos: são células gigantes, que têm a responsabilidade de absorver toda a massa óssea velha e substitui-las por novas matrizes

Esse é um processo natural do organismo, que possibilita a restauração dos ossos em casos de fraturas ou lesões. Em pacientes com osteopenia, o corpo passa a não conseguir absorver o osso envelhecido ou as novas matrizes ósseas deixam de aparecer na rapidez que deveriam.

Esse desequilíbrio causa uma perda gradual de densidade óssea de maneira precoce, que é chamada de osteopenia. Embora não seja uma doença, trata-se de uma condição pré-clínica que pode evoluir para situações mais graves, como a osteoporose.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado um quadro de osteopenia quando a densidade do osso está entre menos 1% e menos 2,4%, ou seja, maior do que a perda fisiológica considerada normal.

Quais são os principais sintomas?

A osteopenia é uma condição totalmente assintomática. Dessa forma, qualquer tipo de sintoma só vai surgir após uma evolução do quadro, isto é, quando os ossos estiverem gravemente atingidos pela osteoporose.

O que causa osteopenia?

Uma das principais causas da condição é o avanço da idade. Conforme envelhecemos, os ossos se tornam mais porosos, o que dificulta a absorção de cálcio e os torna mais fracos.

No entanto, existem outros fatores que colaboram com o aparecimento da osteopenia:

A osteopenia pode afetar mulheres e homens, principalmente após os 55 anos. Entretanto, as mulheres são mais vulneráveis, em especial as que têm menopausa precoce ou que estão na pós-menopausa.

Isso acontece porque, na menopausa, há uma redução na produção do estrogênio, um hormônio feminino que auxilia na absorção do cálcio pelos ossos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog