Tem uma coisa que "anda" me incomodando nos tempos atuais.
Crônica de Thomaz Abdalla na madrugada  sem energia elétrica em Manaus em 23/03/2017:

Comecei a notar que várias pessoas têm dificuldades de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Você escreve algo e a pessoa só  entende o ÓBVIO  e não  a mensagem subliminar. Também incapaz de compreender e assimilar a ironia do texto no contexto social.
Vou escrever um exemplo simples:
Hoje foi eleição pra Reitor na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. O meu candidato é o Dr. Puga da chapa n.°: 33.
Entrei numa sala de reunião aonde só  tinha pessoas consideradas inteligentes e com títulos reais.
Entrei cumprimentando com afeição verbal a pessoa que dirige a unidade,  afinal eu gosto da pessoa sinceramente e apenas fiz algo congruente com meu comportamento ( fui educado). Fiz um carinho verbal e perguntei bem alto pra todos (a reunião ainda não  tinha começado,  senão nem entraria  na sala e a porta estava escancarada). Perguntei se sabiam, se passava no mini campus a rota 33 na parada de ônibus.
Devia ter umas 10 pessoas na sala e apenas 4 expressaram uma reação com um sorriso irônico  ou uma risada velada. Afinal a maioria era de uma outra chapa.
Aproveitei este exemplo pra explicar o que vai por trás de um gesto, de uma palavra escrita ou mesmo de um ato dentro de um contexto psicossocial.
Interpretar é pra poucos e é difícil  trabalhar isso devido a COGNIÇÃO de cada um. Ficar explicando o óbvio  é  uma tarefa árdua.  Eu não tenho paciência pra isso com pessoas ditas normais. Agora se tiver uma limitação intelectual  sou todo cheio de recursos. Isso é  neurológico, isso é genética e também falta ou ausência de inteligência social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog