O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COMO INDICADOR DE NÃO SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
ALUNA: DIANE ALMEIDA DE ARAÚJO
ORIENTADOR: Pós-doutor THOMAZ DÉCIO ABDALLA SIQUEIRA
RESUMO
O estudo reporta-se em analisar o processo de comunicação como indicador de não satisfação no ambiente de trabalho, tendo como objetivo analisar a importância do processo de comunicação no ambiente de trabalho, identificando os processos de comunicação, avaliando o comportamento organizacional e reconhecendo os fatores que dificultam a comunicação. Participaram da pesquisa trinta funcionários de uma Indústria Eletrônica do Pólo Industrial de Manaus – PIM, de ambos os sexos, com idades entre 21 e 45 anos, escolhidos aleatoriamente, abrangendo a área administrativa e produtiva. Os dados foram coletados através de questionário com vinte e seis perguntas de múltipla escolha e com justificativas. Os dados coletados foram tabulados e analisados a partir de três grupos de dados: Demográficos, Sociais e Operacionais. 43,3% dos participantes afirmaram que as reuniões semanais é o meio de comunicação mais eficiente para mantê-los informados sobre suas atividades, aumento de salário e outras informações. Confirmaram-se os resultados referentes à comunicação verbal, os quais indicaram que 56,7% obtém clareza das informações, sendo considerado o mais importante para trocar informações entre as pessoas. Através dos resultados obtidos surgiu o interesse em investigar a importância do processo de comunicação no programa de melhoria de qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave: Processo de comunicação, Satisfação, Ambiente de trabalho, Comportamento organizacional.
ALUNA: DIANE ALMEIDA DE ARAÚJO
ORIENTADOR: Pós-doutor THOMAZ DÉCIO ABDALLA SIQUEIRA
RESUMO
O estudo reporta-se em analisar o processo de comunicação como indicador de não satisfação no ambiente de trabalho, tendo como objetivo analisar a importância do processo de comunicação no ambiente de trabalho, identificando os processos de comunicação, avaliando o comportamento organizacional e reconhecendo os fatores que dificultam a comunicação. Participaram da pesquisa trinta funcionários de uma Indústria Eletrônica do Pólo Industrial de Manaus – PIM, de ambos os sexos, com idades entre 21 e 45 anos, escolhidos aleatoriamente, abrangendo a área administrativa e produtiva. Os dados foram coletados através de questionário com vinte e seis perguntas de múltipla escolha e com justificativas. Os dados coletados foram tabulados e analisados a partir de três grupos de dados: Demográficos, Sociais e Operacionais. 43,3% dos participantes afirmaram que as reuniões semanais é o meio de comunicação mais eficiente para mantê-los informados sobre suas atividades, aumento de salário e outras informações. Confirmaram-se os resultados referentes à comunicação verbal, os quais indicaram que 56,7% obtém clareza das informações, sendo considerado o mais importante para trocar informações entre as pessoas. Através dos resultados obtidos surgiu o interesse em investigar a importância do processo de comunicação no programa de melhoria de qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave: Processo de comunicação, Satisfação, Ambiente de trabalho, Comportamento organizacional.
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