Trabalho de Conclusão de Curso
O Desenvolvimento Emocional e Motriz em Recém-Nascidos a partir do Uso da Shantala
* Lucy Anne da Rocha Frota[1], Thomaz Décio Abdalla Siqueira[2]
Resumo:
Ao iniciar sua vida, o ser humano encontra-se totalmente desprovido de habilidades que são comuns aos da nossa raça em idades mais avançadas e por essa razão, o recém-nascido da espécie humana necessita de muito mais cuidados do que o recém-nascido de qualquer outra espécie. Contudo, para haver a aquisição de tais habilidades, se faz necessário que após o parto, a criança que necessita de muita proteção e atenção, encontre um ambiente que possibilite tais aspectos para que ela possa se desenvolver da maneira mais saudável possível, tanto psiquicamente como motora. O bebê no início de seu desenvolvimento é um ser totalmente dependente, suas primeiras vivências iram contribuir para o aprimoramento de seus reflexos que tem inicio de uma maneira desordenada e que aos poucos começam a se estruturar. A criança se beneficia de todas as experiências por qual ela passe. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, do tipo descritiva qualitativa, tendo como objeto o desenvolvimento emocional e motriz em recém-nascidos. Esta pesquisa traçou quadros comparativos do desenvolvimento emocional e motriz de crianças com idades de zero a seis meses. Discorrer sobre esse tema, descrever suas fases e avanços, traçar paralelos entre si e mensurar como a Psicomtricidade juntamente com a Psicologia podem contribuir para o desenvolvimento motor infantil, ao mesmo tempo em que estreita os laços afetivos através das relações que se estabelecem. Ao pensarmos em movimento e emoção, dois elementos constituintes da formação humana, nos deparamos com um vasto campo a ser explorado denominado de Psicomotricidade. Apesar de ser uma Ciência recente, comumente é associada de maneira errônea como “técnicas corretivas”, têm mostrado avanços significativos para melhor compreendermos como se processa a relação do indivíduo com o meio. Tal Ciência possui um estudo bem elaborado e aprofundado com relação às estruturações responsáveis pela expressão global (corporal e relacional) do ser humano. (FONSECA, 1993).
Palavras-Chaves: Recém Nascido, Desenvolvimento Emocional, Afetividade.
[1] Aluna do Curso de Pós- Graduação em Psicomotricidade Através do Uso de Técnicas dos Jogos Cooperativos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
[2] Professor Orientador da Faculdade de Educação Física - FEF da Universidade Federal do Amazonas. Pós-Doutor pela USP.
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